Servidores efetivos da Unitins têm oportunidade para doutorado em Desenvolvimento Regional

Publicada 24/02/2025

Por Samir Leão

Com base no programa Capacito – Plano Tocantins na Era do Conhecimento, voltado para qualificação do quadro de funcionários públicos do Tocantins, os servidores efetivos da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) que estão em busca de preparação para o magistério superior, com formação e capacitação na área de pesquisa, terão a oportunidade de participar do processo seletivo para turma especial no curso de Doutorado em Desenvolvimento Regional, que segue com inscrições abertas até o próximo dia 10 de março. As informações sobre o certame podem ser acessadas no edital Nº 10/2025, disponível no link.

O curso, que visa fomentar a formação de profissionais de alto nível para atuação em setores de atividades relativas à temática do Desenvolvimento Regional, a partir de uma visão sistêmica, plural e crítica, oferta três, das 12 vagas disponibilizadas, para servidores efetivos da Unitins. O projeto faz parte do Programa de Doutorado Interinstitucional (Dinter) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), selado por meio de convênio entre as universidades e a Fundação de Apoio Científico Tecnológico do Tocantins (Fapto).

“Essa é mais uma ação do Capacito, que é um programa autorizado pelo governador Wanderley Barbosa, dentro das possibilidades de capacitação e melhoria no atendimento e entrega do serviço público ao cidadão. Agora a gente entra, conforme previsto, no programa de doutorado, que é a qualificação das pessoas que já tem o título de mestre, com a oportunidade de aumentar as habilidades dos servidores com essa titulação. Além disso, os servidores poderão estudar e pesquisar problemas que estão relacionados ao estado, na busca por soluções que impactam positivamente na vida dos tocantinenses”, destaca o reitor da Unitins, Augusto Rezende.

Benefícios

Na mesma linha do reitor, a coordenadora-geral do Capacito, professora Cerjana Borges, aponta que a formação de servidores no doutorado em Desenvolvimento Regional traz benefícios diretos para o Estado do Tocantins, uma vez que capacita profissionais com uma visão crítica e aprofundada sobre as dinâmicas locais e regionais.

“Esses servidores estão mais preparados para analisar problemas complexos, propor soluções inovadoras e implementar políticas públicas mais eficientes. Além disso, a qualificação acadêmica contribui para o fortalecimento da gestão pública, promovendo um ambiente de trabalho mais eficiente, com maior capacidade de planejamento estratégico e tomada de decisões baseadas em dados e evidências, o que resulta em um desenvolvimento mais sustentável e integrado para o estado", afirma.

Vagas

As demais vagas para o curso de doutorado, que terá a duração entre 24 e 48 meses, estão distribuídas da seguinte forma: uma vaga Procuradoria-Geral do Estado; uma vaga Secretaria da Fazenda (Sefaz): uma vaga; uma vaga Secretaria de Planejamento (Seplan); uma vaga Secretaria de Administração (Secad); três vagas Servidores do Quadro Geral do Estado; uma vaga Ampla Concorrência (AC); e uma vaga Ações Afirmativas (AF).

Inscrições

De acordo com o edital, as inscrições para o processo seletivo devem ser efetuadas por meio de correio eletrônico, no endereço: pgdra@mail.uft.edu.br até as 23h59 do dia 10 de março de 2025. O candidato deverá indicar como assunto Seleção de Aluno de Doutorado 2025 - (Dinter/Unitins).

O Projeto Capacito - Plano Tocantins na era do Conhecimento tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento dos servidores públicos por meio de um processo de educação permanente, sistêmica e holística, com foco nas suas competências técnicas e humanas, para uma gestão pública competente, moderna e eficaz na prestação dos seus serviços à sociedade.



Últimas publicadas




© 2023 - CapaciTO - Todos os direitos reservados