Projeto Capacito encerra curso “Cinco Dimensões – M5D” com certificação internacional Publicada 18/03/2024

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), por meio do Projeto Capacito – Plano Tocantins na Era do Conhecimento, realizou nesta quinta-feira, 14, o encerramento do curso “Cinco Dimensões – M5D”, com um bootcamp (workshop imersivo). O curso foi realizado através da Unitins e Secretaria de Estado de Parcerias e Investimentos, com apoio da Secretaria de Estado da Administração. A vice-reitora da Unitins, professora doutora Darlene Teixeira de Castro, e a pró-reitora de Graduação, professora doutora Alessandra Ruita Czapski, participaram da abertura do evento.

Durante o bootcamp, os 25 alunos concluintes do curso fizeram as apresentações dos projetos escolhidos para análise: Hospital Geral de Araguaína, Parque Estadual do Jalapão e Escolas de Tempo Integral e CAEE. Cada projeto foi trabalhado em grupos específicos, com participantes provenientes de diversas instituições, visando à construção de bases sólidas para a qualificação de propostas de investimento.

Os alunos, após a etapa on-line destinada à formação, fizeram o exame para obtenção de certificação internacional – Infrastructure Businesss Cases Nível Foundation - emitida pela APMG International, com reconhecimento global.

Último encontro serviu para discussão e apresentação de projetos em análise

A coordenadora-geral do projeto Capacito, professora Cejana Borges, explicou que o curso foi dividido em três momentos – as aulas, ofertadas no formato EAD, voltadas ao repasse do conteúdo, a prova que gera a certificação internacional e encontros presenciais. “Eles tiveram as aulas, já fizeram a prova e obtiveram a certificação internacional, e agora esse momento prático de dois dias de aula, para trabalharem a aplicação dos conhecimentos adquiridos durante o curso, com as propostas de projetos que estão na eminência de serem efetivados. Esses projetos são da Secretaria de Estado de Parceria e Investimentos e estão numa fase embrionária de discussão e amadurecimento”, pontuou a professora.

Cejana completou que o curso é ofertado pela Empresa PPP Connect, a única especializada nesse tipo de treinamento que fomenta a parceria entre empresas públicas e privadas. O presidente da empresa, Carlos Alexandre Nascimento, conduziu os encontros presenciais, orientando os alunos a respeito dos projetos desenvolvidos.

A superintendente da Secretaria de Parcerias e Investimentos, Eliane Groissmann, agradeceu a parceria com a Unitins e destacou que “a ideia desse curso é justamente qualificar ainda mais as equipes envolvidas, para que se possa ter um método e organização de algumas atividades que são desenvolvidas. Nós temos ainda outros projetos que vêm sendo demandados, tanto por toda a equipe, pela comunidade e pelo próprio governador. Mas, de fato, para nós é um momento importante”.

“Que possamos, de fato, alocar todo esse conhecimento no nosso fazer profissional, mas também nos nossos currículos, e isso é muito importante. Essa casa é muito grata por poder fazer parte desse compromisso do Governo do Estado em formar pessoas, tanto na nossa missão maior, que é o ensino superior, quanto nas formações que fazemos por meio das demandas”, destacou a pró-reitora de Graduação, Alessandra Ruita Czapski.

A vice-reitora lembrou, em sua fala, que o Projeto Capacito foi uma missão dada à Unitins pelo governador do Estado, Wanderlei Barbosa, e que tem como objetivo a formação, a capacitação e o aprimoramento dos servidores. “O objetivo para nós, enquanto servidores, é melhorar não só pessoalmente a nossa qualificação, mas também melhorar onde nós atuamos enquanto servidores. E isso que é o mais importante, que é esse atendimento que a gente faz para a sociedade e o ganho é para todos nós, enquanto governo”, disse Darlene Teixeira Castro, aproveitando a ocasião para elogiar a dedicação da equipe do Projeto Capacito.

Eliane Groissmann, Alessandra Ruita Czapski e Darlene Teixeira Castro em encerramento de curso

Capacito

O Projeto Capacito teve início em agosto deste ano com o objetivo de valorizar o servidor público por meio de capacitações. A primeira ação do projeto foi o MBA em Políticas Públicas para Cidades Inteligentes, ministrado pela Universidade de São Paulo (USP), que está em andamento. O curso “Cinco Dimensões – M5D” foi o primeiro a ser concluído pelo projeto.

Fonte: https://www.unitins.br/

Últimas publicadas