Governo do Tocantins realiza aula inaugural do MBA Políticas Públicas para Cidades Inteligentes Publicada 16/08/2023

Coordenadores do MBA e professores, Ana Carla e Luciano Vieira comandaram a aula inaugural (Foto: Nonato Silva/Dicom Unitins)

Texto de Thalyta Oliveira/Ascom Secad

Aconteceu na tarde desta segunda-feira, 14, no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas, a aula inaugural do MBA Políticas Públicas para Cidades Inteligentes ofertado pelo “Projeto Capacito”. O programa de capacitação do Servidor é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Secad), a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), e, também, do Comitê de Governança do Estado. A aula começou após o lançamento oficial do programa (Veja mais sobre o Capacito aqui).

Participaram do evento, o governador do Estado, Wanderlei Barbosa, o vice-governador, Laurez Moreira, gestores das pastas estaduais, membros da USP, e, também, artistas e parlamentares tocantinenses.

A professora, livre docente em Direito Financeiro (USP), doutora e mestre em Direito (PUC-SP) da USP, Ana Carla Bliacheriene, destaca que ideia é que os servidores públicos do Estado possam ser habilitados na área de políticas públicas, mas, também, na área de inovação, e que eles possam, a partir desse curso, criar projetos de transformação das políticas públicas nas suas próprias cidades, sempre considerando a transformação digital da sociedade e dos governos. “Esperamos que, ao final do curso, todos os alunos possam interferir e influir positivamente nas suas ações, seja no município de origem, seja nas secretarias estaduais em que eles trabalham”, ressalta a docente.

“Quanto maior capacitado o servidor, principalmente o servidor público, maior a eficiência nos serviços executados por ele. E, também, trazer o conhecimento para adaptação às características do próprio estado”, frisou o professor doutor Luciano Vieira de Araújo, da USP.

O MBA em Políticas Públicas para Cidades Inteligentes será ministrado por professores da Universidade de São Paulo (USP), e contemplou, ao todo, 278 alunos, sendo as vagas distribuídas da seguinte maneira: dez vagas exclusivas para servidores da Unitins; 100 vagas para servidores da Administração Direta e Indireta do Estado; 139 vagas para servidores municipais, uma para cada município; 11 vagas para servidores do MPTO, da DPE-TO, do TJ-TO, da Aleto e do TCE-TO e 18 bolsas para docentes da USP.

O curso de MBA faz parte do processo de inovação tecnológica do Estado, e, também, da agenda de digitalização dos serviços públicos do Tocantins. Uma vez que por determinação do governador Wanderlei Barbosa, o secretário da Administração, Paulo César Benfica, vem participando de vários eventos que tratam de inovação tecnológica, como por exemplo, a Estratégia Nacional de Governo Digital (ENGD), idealizada pelo Ministério da Gestão e Inovação dos Serviços Públicos (MGI), e, também, do E-Governance Conference, maior evento de governo digital do mundo, realizado em maio deste ano, na Estônia.

O secretário da Administração, Paulo César Benfica, reforça que “esse curso, em parceria com a Unitins, e com a USP, é mais uma demonstração de que o Governo do Tocantins tem um compromisso com a capacitação dos servidores, e faz isso de maneira perene”, enfatizou.

Projeto Capacito

O programa tem como foco principal elevar o nível de conhecimento intelectual, profissional e pessoal dos servidores públicos tocantinenses. Com isso, a oferta do curso MBA em Políticas Públicas para Cidades Inteligentes, será gratuito, em parceria com uma das melhores universidades do Brasil, a Universidade de São Paulo (USP).

Destaca-se que, para a sua realização, foram investidos cerca de R$ 8 milhões, tendo como iniciativa vinda por parte do Governo do Tocantins, pela Secretaria de Estado da Administração (Secad), do Comitê de Governança do Estado, e da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

Fonte: https://www.unitins.br/

Últimas publicadas