Unitins realiza aula inaugural de novos cursos do Projeto Capacito

Publicada 03/06/2024

Pronunciamento do reitor durante aula inagural do Projeto Capacito (Fotos: Nonato Silva/ Dicom Unitins)

Foi realizada, na tarde desta segunda-feira, 3, no auditório da sede administrativa da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), em Palmas, a aula inaugural dos cursos Control Objectives For Information and Related Tecnology (COBIT®) e Information Tecnology Infraestructure Library (ITIL®), sob a ministração do instrutor de Gestão e Governança Israel Scritori. Os cursos são oferecidos pelo Projeto Capacito – Plano Tocantins na Era do Conhecimento. A oferta atende ao cumprimento das disposições pactuadas no Termo de Cooperação Técnica entre a Unitins e a Secretaria de Estado da Administração (Secad), visando ao desenvolvimento do programa de capacitação dos servidores públicos do Estado.

Participaram da solenidade de abertura o reitor da Unitins, professor Augusto Rezende; o vice-presidente executivo da Agência de Tecnologia da Informação do Estado, Adms Cirino Gregório; e a coordenadora-geral do Capacito, professora Cejana Borges. Também prestigiaram a solenidade a vice-reitora, Darlene Teixeira Castro, e a pró-reitora de Graduação, professora Alessandra Ruita Czaspki.

Para Heraldo Pereira, da ATI, o curso é de fundamental importância para “melhorar os processos, o gerenciamento, a agilidade na tomada de decisão. Estamos fazendo o curso de COBIT®, que é um framework que vai melhorar os atendimentos, os serviços. Todos os processos serão mais valorizados e mais rápidos para serem executados. E a aula inaugural de hoje foi muito proveitosa. Amanhã continuaremos no Câmpus Palmas e o curso promete bastante”.

Coordenadora-geral do Projeto Capacito, professora Cejana Borges

A coordenadora-geral do Capacito, professora Cejana Borges, explica que “a Unitins ficou encarregada de fazer a parte gerencial do projeto, que vai desde o levantamento das demandas nos órgãos, nas secretarias, autarquias do Estado, depois trazemos essas demandas para nossa comissão. Então, é feita uma análise técnica, jurídica, financeira, para vermos a viabilidade de atendimento de determinada demanda. Sendo possível, fazemos também a parte de contratação da empresa, ou quando a Unitins tem a capacidade de ofertar, ofertamos os cursos, enfim, sempre com esse objetivo de qualificar, de capacitar o servidor público do Estado”.

“Esses cursos que estamos iniciando hoje surgiram a partir de uma demanda da Agência de Tecnologia da Informação do Estado. Então, o Adams nos procurou e levantou essa necessidade. Daí, partimos para realizar todo o processo de identificação das empresas que poderiam realizar orçamentos, contratação e agora a realização dos cursos”, destacou Cejana. As aulas de COBIT® continuam até a próxima quinta-feira, 6. E as aulas de ITIL® vão do dia 10 a 13 de junho, sempre das 14h às 18h, no Câmpus Palmas.

O reitor Augusto Rezende ressaltou que esse “é um programa muito grande, é um investimento que o governador do Estado fez na formação do servidor. São oito milhões de reais para ser aplicado no decorrer de 2023, 2024 e 2025. Eu creio que, nunca o Estado do Tocantins investiu tanto em formação de pessoal como nos tem proporcionado o governador Wanderlei Barbosa. Isso é algo que temos que destacar, a vontade dele e o entendimento que só se tem avanço na qualidade do atendimento, só tem avanço tecnológico e avanço estrutural se tivermos pessoas capacitadas para tocar o Estado. Então, em parceria com a Secad organizamos esse projeto, o Capacito”.

“Não me recordo de termos tantos profissionais de TI em nenhum segmento de tecnologia tão forte como nesse curso que estamos desenvolvendo aqui. Todos vocês que aqui estão são bases estruturantes de toda a tecnologia do Estado em suas respectivas pastas. Seja na Agência de TI, seja na Defensoria, na Seduc, na Unitins, seja nas Forças de Segurança do Estado. É por meio disso que conseguimos avançar e, principalmente, é uma grande oportunidade de discutir os projetos em corpos alinhados que possam deixar a nossa área de TI mais forte. Eu vejo que não tem como pensar em avanço do estado do Tocantins se não pensarmos em tecnologia, modernização da máquina, modernização do atendimento ao cidadão, inteligência artificial e demais tecnologias. Então, aproveitem bastante esse curso. À equipe da Ka Solutions que está presente aqui, sejam bem-vindos à nossa casa”, enfatizou o reitor.

Instrutor de Gestão e Governança, Israel Scritori, durante aula inaugural



Últimas publicadas




© 2023 - CapaciTO - Todos os direitos reservados