Servidores estaduais conquistam certificação internacional a partir de curso ofertado pelo Projeto Capacito

Servidores estaduais conquistam certificação internacional a partir de curso ofertado pelo Projeto Capacito Publicada 16/08/2024

Um total de 50 servidores públicos estaduais da área de tecnologia realizaram o curso Information Technology Infrastructure Library (ITIL®), ofertado pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), por meio do Projeto Capacito – Plano Tocantins na Era do Conhecimento. O curso teve duração de quatro dias, com carga horária total de 16 horas e foi realizado presencialmente no mês de junho.

O curso serve de base para que o profissional consiga adquirir a preparação técnica necessária para ser aprovado no exame de certificação da ferramenta ITIL 4, que é uma das mais importantes certificações em gestão de tecnologia da Informação (TI) na atualidade. Após conclusão do curso, os alunos receberam um voucher individual para realizar o agendamento on-line e realizar o exame.

O prazo para fazer esta prova vai até 23 de setembro, mas o servidor do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins Van Lins de Paula já se sentiu preparado para realizar o exame. O Analista de Suporte Técnico fez o curso em junho e, no início de agosto, foi aprovado na prova, garantindo seu certificado em ITIL 4. Van Lins atua na Divisão de Manutenção e Suporte ao Usuário do TJ-TO e conta que depois de finalizar o curso, continuou estudando sobre o assunto para identificar como a ferramenta poderia ajudar na sua rotina. “Por ser um guia de melhores práticas para gerenciamento de serviços de TI, o framework permite cocriação de valor ao facilitar a obtenção de resultados que os clientes desejam. Além disso, a ITIL enfatiza a importância do engajamento dos usuários sobre estas práticas, de forma a garantir que o uso e o acesso aos serviços de TI estejam alinhados com as necessidades dos usuários."

O servidor afirma que o curso proporcionou a teoria necessária para a aplicação da prática no trabalho e que a certificação na ferramenta ITIL 4 agrega muito valor à sua formação. “No momento estou buscando melhorar a eficiência em meu trabalho, de forma a gerenciar as requisições de serviços e de incidentes registrados pelos usuários e categorizá-los de forma adequada. Estou aplicando o que aprendi, agora é oferecer aos usuários do Tribunal de Justiça um atendimento qualificado em seus chamados", completa.

Também servidor do TJTO, Scharles Pereira de Souza trabalha no setor de administração e segurança de rede do órgão, ele conta que resolveu se inscrever no curso porque as orientações ITIL são bem difundidas e utilizadas no ambiente profissional de TI. “As práticas ITIL fazem parte do nosso dia a dia de trabalho, com o conhecimento dessas práticas conseguimos trazer mais agilidade e melhorar aspectos de documentação o monitoramento dos serviços de TI”. Sharles afirma que o conhecimento adquirido está sendo aplicado na prática. “Comecei a entender que algumas rotinas do meu trabalho são aplicações das melhores práticas baseado no ITIL, já comecei a aplicar algumas, tal como a prática de gerenciamento de infraestrutura e plataformas, e outras que são dependências desta”, enfatiza.

A coordenadora-geral do Capacito, professora Cejana Borges, explica que a escolha de oferta do curso surgiu a partir de uma necessidade levantada pelos gestores da Agência de Tecnologia da Informação. A coordenadora pontua que 50 servidores foram contemplados com o curso preparatório. "O curso habilita os participantes a implementarem processos eficientes e eficazes no gerenciamento dos serviços oferecidos por meio da TI, com foco nas pessoas, nos processos e em toda a cadeia de valor que está relacionada às atividades. 

CAPACITO

É uma iniciativa do Governo do Tocantins, de valorização do servidor público por meio de capacitações profissionais. O projeto é executado pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Secretaria da Administração (Secad), pelo Conselho de Governança do Estado e a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto).

Lançado em agosto de 2023, o Projeto Capacito é um investimento do Estado com foco no servidor que, por consequência, proporciona o aperfeiçoamento da prestação de serviços e a modernização da gestão pública. Os cursos ofertados são definidos a partir das demandas apresentadas pelas demais secretarias e autarquias do Estado, buscando abordar, em especial, temas ligados ao digital, à inovação e governo eletrônico, para que o cidadão sinta o reflexo desse avanço do serviço público.

Equipe do Capacito acompanhou alunos durante aula do curso Itil, realizado na Unitins/Câmpus Palmas. (Foto:Dilvulgação)



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